sexta-feira, 1 de novembro de 2013

É Aniversário na Sala de Leitura Menino Maluquinho!

A Sala de Leitura Menino Maluquinho está em festa! É o seu 1º aniversário de reinauguração. Para isso, as professoras regentes Elisa Bamonte e Alexandra Peixinho planejaram muitas atividades. Teremos contação de histórias, cineminha, roda de leitura, entrega do Certificado Leitores do Ano, bolo, bolas...


 
 
Vamos relebrar esse grande dia?
É só clicar no link, e faremos uma viagem no tempo.
 
 

Um pouco sobre o livro O Menino Maluquinho e Ziraldo

O Menino Maluquinho, criado por Ziraldo Alves Pinto, foi lançado em 1980 e se tornou um clássico da literatura infanto juvenil.

Seu protagonista, o Menino Maluquinho, é um garoto tão menino quanto qualquer outro de sua idade — Brincalhão, esperto, levado, travesso e arteiro — teve a sorte de nascer numa família que lhe dá carinho e lhe permite dar asas à imaginação e desfrutar de todas as suas fantasias e diversões da infância, desde que ele viva estes momentos de forma saudável.

Claro que isso nao impede que de vez em quando, ele também passe por alguns apertos e pregue alguns sustos em seus familiares com suas artes mais inspiradas, mas tudo isso faz parte da trajetória do desenvolvimento de uma criança.

Este personagem vive sua infância no fim da década de 60, ao lado dos companheiros de traquinagem – o fofinho Bocão, Junin, Lúcio, Herman, Julieta, Carol e Nina. Juntos eles desfrutam de prazeres, que não voltam mais, de deliciosas brincadeiras que mais tarde permanecerão para sempre na memória de cada um.

Maluquinho com criatividade recria as situações desagradáveis da vida, transformando sombras em riso, dor em beijo.


Entre uma arte e outra, o garoto trava longas conversas com Irene, sua empregada e "melhor amiga", e é pelo seu jeito de ser, que é comsiderado “maluquinho”, mas na verdade um garoto que traz em si uma felicidade contagiante, uma liderança nata, metido a saber tudo, um companheiro para todos os momentos.

Ziraldo criou, com este personagem, vários cartoons, ou seja, narrativas bem-humoradas tecidas com palavras e desenhos, tiras de histórias em quadrinhos e diversas atividades infantis protagonizadas pelo garoto que é a mais pura tradução da infância.

Esta obra foi um sucesso de público e de crítica, bem como de vendas, e sua trama inspirou a realização de vários filmes. Além das versões cinematográficas, O Menino Maluquinho foi também levado aos palcos em várias montagens teatrais, protagonizou histórias em quadrinhos e até uma série criada para a TV, com o mesmo título, em 2006.

Ziraldo nos faz conhecer a história de um Menino Maluquinho, porém não tão Maluquinho, já que com sua sabedoria nos ensina a ter uma atitude positiva diante da vida, a agir de maneira espontânea, a ter senso solidário, e a zelar pela boa convivência como norma do bem viver. — “Não importa ganhar a vida, mas saber viver a vida”.

 
Ziraldo é mineiro de Caratinga e nasceu em 24 de outubro de 1932. Aos 81 anos ele continua escrevendo seus livros e participando ativamente do imaginário infantil.

Fonte: http://livrospralerereler.blogspot.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário