Projeto Vinicius de
Moraes
Justificativa
Considerando que a formação dos futuros leitores está vinculada à presença constante dos diversos gêneros textuais, partimos do CENTENÁRIO DE VINICIUS DE MORAES, uma proposta de trabalho para a Sala de Leitura Menino Maluquinho para 2013.
Os alunos terão
contato com poemas, poesias e músicas do referido compositor e poeta, através
de atividades lúdicas que favoreçam a evolução da leitura e da escrita,
utilizando o universo de Vinicius de Moraes.
Partiremos como
base, o livro de poesias infantis “A Arca de Noé, seus poemas musicados, sua
biografia, encenações, jograis e suas músicas que perpetuaram a Bossa Nova,
ampliando assim o universo cultural e musical do aluno.
Pelo seu vasto
repertório musical infantil e na música popular brasileira se fez conhecido,
pois muitos alunos conhecem a obra, mas não relacionam o autor.
Objetivos
Organizar
atividades que estimulem o senso crítico e criativo dos alunos.
Despertar a sensibilidade e o amor à leitura, e o cuidado com o acervo literário.
Apresentar a leitura como forma de manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões.
Despertar a sensibilidade e o amor à leitura, e o cuidado com o acervo literário.
Apresentar a leitura como forma de manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões.
Definir e
refinar o gosto literário, estimulando os alunos a identificar os seus gêneros
preferidos.
Desenvolver a
linguagem oral dos alunos.
Estimular o empréstimo de livros do acervo da sala de leitura.
Estimular o empréstimo de livros do acervo da sala de leitura.
Ações
Trabalharemos
sempre de acordo com o PPP da nossa unidade escolar, tornando-se mais uma das
ferramentas da escola na realização de projetos, complementando as atividades
desenvolvidas nas turmas; além dos projetos próprios da Sala de Leitura Menino Maluquinho, como
este do primeiro semestre, Vinicius de Moraes. Como sugestão o projeto poderá
ser integrado aos conteúdos das demais professoras de turma, e os resultados
desse trabalho poderão ser debatidos durante os planejamentos semanais. Essas
atividades visam oportunizar aos alunos o acesso ao universo literário
mobilizado pelas suas poesias, principalmente o livro Arca de Noé, levando-os a
constituírem uma relação diferenciada com a linguagem, e,consequentemente,
tornar-se leitores e produtores e conhecedores de diferentes tipos de texto.
Metodologia
As atividades
desenvolvidas na sala de leitura buscam realizar um trabalho interdisciplinar
de acordo com o tema do Projeto Político Pedagógico da escola e dos projetos
propostos pela SME.
Roda de leitura,
antologia poética, leitura livre e direcionada.
Dramatização, Confecção
de livrinhos, história em quadrinhos, dobraduras
Montagem de
textos fatiados etc...
Público Atingido
1º segmento do
ensino fundamental (1ª ao 5º ano)Cronograma
Recursos Necessários
Materiais: livro “A Arca de Noé” de Vinicius de Moraes, filmes de curta metragem, cd’s de música popular brasileira e bossa nova, folhas xerocopiadas, lápis de cor e de cera, hidrocor, tesoura, cola, lápis grafite, enciclopédias, caderno dos alunos, dvd, mídias (internet), tv, aparelho de som, data-show.
Avaliação
Nossa avaliação ocorrerá de forma processual e progressiva. De modo a
verificar o interesse, a participação, a aplicação do aluno no cumprimento das
atividades, leituras, expressões orais e da interação e empenho nos trabalhos
propostos
“Por mais longa que
seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo.” Vinicius de Moraes
Abaixo, alguns
momentos da execução do projeto, na sala de leitura:
Biografia de Vinicius
de Moraes e alguns poemas musicalizadas no data show.
Atividade de leitura e
escrita: montagem de história em quadrinhos.
Nosso homenageado!
O mural da Sala de
Leitura é só Vinicius!
Nenhum comentário:
Postar um comentário