quarta-feira, 1 de maio de 2013

Projeto Vinicius de Moraes


Projeto Vinicius de Moraes

Justificativa

Considerando que a formação dos futuros leitores está vinculada à presença constante dos diversos gêneros textuais, partimos do CENTENÁRIO DE VINICIUS DE MORAES, uma proposta de trabalho para a Sala de Leitura Menino Maluquinho para 2013.

Os alunos terão contato com poemas, poesias e músicas do referido compositor e poeta, através de atividades lúdicas que favoreçam a evolução da leitura e da escrita, utilizando o universo de Vinicius de Moraes.

Partiremos como base, o livro de poesias infantis “A Arca de Noé, seus poemas musicados, sua biografia, encenações, jograis e suas músicas que perpetuaram a Bossa Nova, ampliando assim o universo cultural e musical do aluno.

Pelo seu vasto repertório musical infantil e na música popular brasileira se fez conhecido, pois muitos alunos conhecem a obra, mas não relacionam o autor.

 Objetivos

Organizar atividades que estimulem o senso crítico e criativo dos alunos.
Despertar a sensibilidade e o amor à leitura, e o cuidado com o acervo literário.
Apresentar a leitura como forma de manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões
.

Definir e refinar o gosto literário, estimulando os alunos a identificar os seus gêneros preferidos.

Desenvolver a linguagem oral dos alunos.
Estimular o empréstimo de livros do acervo da sala de leitura.

 Ações

Trabalharemos sempre de acordo com o PPP da nossa unidade escolar, tornando-se mais uma das ferramentas da escola na realização de projetos, complementando as atividades desenvolvidas nas turmas; além dos projetos próprios da Sala de Leitura Menino Maluquinho, como este do primeiro semestre, Vinicius de Moraes. Como sugestão o projeto poderá ser integrado aos conteúdos das demais professoras de turma, e os resultados desse trabalho poderão ser debatidos durante os planejamentos semanais. Essas atividades visam oportunizar aos alunos o acesso ao universo literário mobilizado pelas suas poesias, principalmente o livro Arca de Noé, levando-os a constituírem uma relação diferenciada com a linguagem, e,consequentemente, tornar-se leitores e produtores e conhecedores de diferentes tipos de texto.

 Metodologia

 As ações serão voltadas para a melhoria da aprendizagem da criança, e assim, poder despertar e incentivar o interesse dela pela leitura. O ato de ler será visto pelo educando de maneira leve, mais atraente.

As atividades desenvolvidas na sala de leitura buscam realizar um trabalho interdisciplinar de acordo com o tema do Projeto Político Pedagógico da escola e dos projetos propostos pela SME.

Roda de leitura, antologia poética, leitura livre e direcionada.

Dramatização, Confecção de livrinhos, história em quadrinhos, dobraduras

Montagem de textos fatiados etc...

 Público Atingido
1º segmento do ensino fundamental (1ª ao 5º ano)


Cronograma
Duração das atividades: 6 meses, divididos em trimestres e bimestres.


Recursos Necessários
Humanos: professoras e alunos
Materiais: livro “A Arca de Noé” de Vinicius de Moraes, filmes de curta metragem, cd’s de música popular brasileira e bossa nova, folhas xerocopiadas, lápis de cor e de cera, hidrocor, tesoura, cola, lápis grafite, enciclopédias, caderno dos alunos, dvd, mídias (internet), tv, aparelho de som, data-show.
 


Avaliação

Nossa avaliação ocorrerá de forma processual e progressiva. De modo a verificar o interesse, a participação, a aplicação do aluno no cumprimento das atividades, leituras, expressões orais e da interação e empenho nos trabalhos propostos
“Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo.” Vinicius de Moraes
Abaixo, alguns momentos da execução do projeto, na sala de leitura:
 


Biografia de Vinicius de Moraes e alguns poemas musicalizadas no data show.


Atividade de leitura e escrita: montagem de história em quadrinhos.


 A turma 1101 está trabalhando o poema "A Casa”. Fizeram até uma casinha com dobradura.
 
Nosso homenageado!
 
 
O mural da Sala de Leitura é só Vinicius!





“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos.” Vinicius de Moraes
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário