terça-feira, 6 de novembro de 2012

Projeto para dar nome à sala de leitura

 
Justificativa: Desde a reinauguração da Escola Municipal República Dominicana, à rua Compositor Silas de Oliveira nº 113 em Madureira que a biblioteca escolar não possuía um nome, um autor homenageado. Era simplesmente, Sala de Leitura.


 Então pensamos, por que não fazermos uma eleição direta entre os alunos e todos os funcionários da escola para escolhermos um nome para a sala? Uma maneira bem democrática.

 Objetivo: Regulamentar o nome a ser dado à Sala de Leitura , como a escolha desta por voto direto dos alunos, professores, direção, coordenação, funcionários e estagiários.

 Desenvolvimento: Pensamos nos autores nacionais. Pesquisamos alguns nomes relacionados à literatura infanto-juvenil brasileira para a homenagem. Mas os mais conhecidos e trabalhados com os alunos, já haviam sido escolhidos para outras salas de leitura da rede.

 Uma nova idéia surgiu: por que não dar o nome de um personagem famoso do autor? E apareceram quatro nomes: Marcelo Marmelo Martelo de Ruth Rocha, O Menino Maluquinho do Ziraldo, Emília e Visconde de Sabugosa de Monteiro Lobato.

 Os alunos trabalharam os personagens através do livros, tiveram acesso às biografias dos autores, assistiram entrevistas através de vídeo, filmes, dramatização, capítulos do seriado Sítio do Picapau Amarelo, realizaram trabalhos de controle motor, de leitura e de escrita.
 
 Ruth Rocha, Ziraldo e Monteiro Lobato também foram trabalhados pelos professores regentes das turmas. Esse projeto foi compartilhado por toda a escola.

Trabalhos de  controle motor, de leitura e de escrita


audiovisual

dramatização

O resultado da votação? Foi eleito por 211 votos "O MENINO MALUQUINHO"!  A reinauguração da Sala de Leitura está marcada para o dia 29 de novembro de 2012. Estamos preparando uma festa muito bonita, em breve as fotos estarão postadas no blog!

Campanha Eleitoral
 
 
 

Cronograma: Outubro/Novembro
A eleição através do voto direto (cédula de votação). Cada eleitor teve o direito a um voto. Participaram o 1º e o 2º turnos.
 



 
Os eleitores
 
 
 

 
 
 


 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário